Redação da Fuvest: confira as dicas
A Fuvest é o maior vestibular do País. É ela que seleciona, por meio de um rígido processo seletivo, alunos para a Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Academia da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Nessa prova, a redação é, sem dúvida, um dos maiores desafios, afinal, representa um peso de 40% na nota. Portanto, um mau desempenho na dissertação derruba muita gente, mesmo com boa pontuação nas demais questões.
Segundo divulgado pela Fuvest, na redação espera-se do candidato capacidade de mobilizar conhecimentos e opiniões, argumentar de modo coerente, além de expressar-se com clareza, de forma correta e adequada.
Essa etapa decisiva do processo seletivo, que exige tanto empenho e preparo dos candidatos, avalia três aspectos básicos: tipo de texto e abordagem do tema, estrutura e expressão. A cada um deles pode ser atribuída uma pontuação que vai de zero a quatro.
“Os alunos precisam conhecer os critérios adotados pela Banca Examinadora a fim de atenderem às exigências do exame. Os dois aspectos mais importantes são adequação ao tema e ao tipo de texto – no caso, dissertativo”, explica a professora.
Na palestra, os jovens vestibulandos revisam regras gramaticais e também visualizam modelos de redações nota dez, analisando o raciocínio e a construção, bem como tomam contato com os temas pedidos nos últimos anos.
“Preocupo-me em ‘desmitificar’ as redações ‘nota dez’, mostrando aos alunos que esses textos destacam-se pela linguagem diversificada, que valoriza o conteúdo e o repertório cultural, conferindo originalidade ao tema. Essas habilidades podem ser desenvolvidas, basta que os estudantes empenhem-se, lendo e escrevendo com bastante frequência”, adverte Cida Custódio.
Dicas
Uma redação bem escrita, inteligente e que demonstre toda a habilidade e preparo do candidato faz muita diferença nos vestibulares mais concorridos do Brasil.
10 dicas para se dar bem na redação
1) Mantenha-se atualizado em relação aos problemas brasileiros (sociais, políticos, culturais, ambientais etc.), lendo revistas e jornais. Dedique, também, tempo à leitura de clássicos da Literatura, da Filosofia e da Sociologia. Só assim você enriquecerá seu repertório de informações e argumentos para opinar, de forma consistente, sobre o tema proposto.
2) Conheça o modelo de redação exigido pela universidade para a qual prestará vestibular, tomando contato com temas anteriores, e desenvolva essas propostas a título de exercício.
3) Escreva seu texto com coerência e de maneira articulada. Esses dois aspectos também serão avaliados e receberão nota.
4) Leia com a máxima atenção a proposta apresentada, procurando entender os textos que a compõem. Lembre-se de que esses textos não podem ser ignorados no desenvolvimento de sua redação.
5) Não se esqueça de incluir em seu projeto uma proposta de solução para o problema abordado.
6) Desenvolva seu texto por meio de uma dissertação argumentativa, e não de uma narração. Evite escrever em forma de diálogo.
7) Use a língua escrita culta. Evite linguagem popular ou gírias.
8) Ao redigir o texto, além de expor informações e argumentos, posicione-se diante da situação-problema presente na proposta.
9) Faça um rascunho de seu texto e, quando passá-lo a limpo, revise-o.
10) Escreva de 25 a 30 linhas em letra legível.
Conteúdo feito com auxílio do site Redação da Fuvest: confira as dicas – OBJETIVO – Educação de Qualidade